A divisão é uma diversão.
Tendo em visita que o ensino
da divisão sempre é mais difícil, pois envolve o raciocínio multiplicativo e o
subtrativo. Buscou-se com está experiência tornar esta aprendizagem
significativa e tranquila aos participantes. Inicialmente trabalhamos com as
coleções que os alunos possuíam devido, pois muitos traziam para sala de aula
brinquedos que apresentam a possibilidade de colecionar. Em sala de aula os
alunos foram convidados a classificar, seriar e dividir estabelecendo
características os objetos, esta atividade foi realizada em grandes grupos até
realizar-se em grupos menores. O próximo passo foi proporcionar aos alunos
situações problemas que envolviam a divisão, utilizando para isso a obra Poemas
Problemas de Renata Bueno, disponível nas obras do PNBE. Aproveitando estas
histórias e também a temática da dos vegetais, foram realizados com a turma vários jogos que envolviam a
divisão, entre estes, um que desafiava o grupo a separar vegetais em dois
grupos. Além disso, utilizou
outros jogos da caixa de matemática confeccionada a partir das formações do
PNAIC, como os números de diferentes tamanhos, os dados, trilhas, dominó e jogo
da velha matemático. Penso que a realização desta experiência tornou o ensino
da divisão significativo, isto fazendo um paralelo com a turma do ano passado.
Portanto, ao pensar no PNAIC sobre possibilidade de estimular o raciocínio
aditivo, multiplicativo e operações inversas, pude ressignificar minha pratica
pedagógica. Outra questão que destaco são as diferentes estratégias encontradas
pelos alunos para dividir as diferentes quantidades em dois conjuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário